20.07.2016
Woman Reading de Fernando Botero (1987)

Woman Reading de Fernando Botero (1987)

 

Como saber se o peso está adequado?

Para definir se o peso está adequado para a altura, usamos o Índice de Massa Corpórea (IMC). Com o auxílio desse índice, conseguimos classificar cada pessoa em peso adequado (ou eutrófico), sobrepeso, obesidade ou baixo peso.

Se o IMC estiver entre 25 e 29,9, a pessoa é considerada como tendo sobrepeso.

Se o IMC for 30 ou mais, fala-se em obesidade.

Para pessoas com sobrepeso ou obesidade, recomendam-se alguns cuidados para tentar reduzir o peso e, consequentemente, o IMC. As pessoas que apresentam o IMC mais elevado têm maior risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, problemas articulares entre outros problemas de saúde. Além disso, os obesos vivem menos, em média, do que as pessoas com peso dentro da normalidade.

 

Como emagrecer?

Para emagrecer, deve-se comer menor ou se movimentar mais. Se as duas coisas forem feitas, o resultado é ainda melhor.

Qualquer dieta que reduza a quantidade de calorias ingeridas leva a redução do peso. Assim como qualquer atividade física que seja acrescentada na rotina diária também ajuda. Mas sempre que se volta a comer como antes ou deixa-se de praticar a atividade física, acaba havendo retorno ao peso inicial. Então, o emagrecimento tem que envolver, necessariamente, mudanças nos hábitos de vida.

 

Há tratamentos médicos que ajudem a emagrecer?

Há medicamentos e cirurgia que ajudam a reduzir o peso. Mas deve-se considerá-los em casos de obesidade mais importantes e quando os tratamentos comportamentais (dieta e exercícios) não foram capazes de resolver o problema. Além disso, eles devem ser considerados tratamentos coadjuvantes, ou seja, devem ser associados à dieta e exercícios.

 

Como os remédios para emagrecer funcionam?

Os remédios para emagrecer podem reduzir a fome e a vontade de comer ou podem reduzir a absorção dos alimentos ingeridos.

Eles estão indicados para pessoas com:

  • IMC acima de 30 kg/m2
  • IMC entre 27 e 30 com outros problemas de saúde associados ao excesso de peso, como diabetes, doenças cardíacas ou hipertensão arterial.

 

Como a cirurgia bariátrica funciona?

A cirurgia bariátrica deixa o estômago menor. Algumas das cirurgias também mudam o caminho que o alimento percorre no intestino, de forma a reduzir a quantidade de calorias e nutrientes absorvidos. A cirurgia bariátrica está indicada apenas para pessoas com:

  • IMC maior que 40 kg/m2
  • IMC entre 35 e 40 kg/m2 com outros problemas de saúde, como diabetes, doença cardíaca ou hipertensão arterial sistêmica (pressão alta)

 

Há riscos nos tratamentos para emagrecer?

Os remédios para emagrecer têm efeitos colaterais, como todos os medicamentos.

A cirurgia tem risco de infecção, sangramento, necessidade de nova cirurgia; há, inclusive, risco de morte durante ou após o procedimento. Para evitar esses riscos, procure obter informações sobre o cirurgião e o centro que fará o acompanhamento antes e depois da cirurgia.

 

Após a cirurgia, há necessidade de suplementos alimentares?

Alguns tipos de cirurgia podem levar a uma dificuldade na absorção de todos os nutrientes que são ingeridos durante as refeições. Quando isso acontece, a pessoa tem que tomar suplementos de vitaminas e minerais para o resto da vida.

 

– Sílvia Souza

  Como saber se o peso está adequado? Para definir se o peso está adequado para a altura, usamos o Índice de Massa Corpórea (IMC). Com o auxílio desse índice, conseguimos classificar cada pessoa em peso adequado (ou eutrófico), sobrepeso, obesidade ou baixo peso. Se o IMC estiver entre 25 e 29,9, a pessoa é […]


  • Olá Sílvia estas são boas recomendações. É verdade que o peso aumenta com a idade? O índice é 26,8 (170 cms e 78 quilos). Eu acho que responsabiliza o cozinheiro para deixar os pratos saborosos. Você não acha? Um beijo.

    • Olá, Carlos!
      O peso tende sim a aumentar com a idade, porque a massa muscular tende a reduzir… Mas você caminha bastante e isso ajuda a evitar esse aumento de peso.
      Sobre o cozinheiro ou cozinheira… sem dúvida que ele pode ter sua parcela de responsabilidade se for muito bom… 😀
      Um beijo!


%d blogueiros gostam disto:
DESIGN POR JESS